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Como funciona o Módulo e Codificação da Motocicleta?

Publicado em 26.04.2024 |
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Informações Importantes sobre o Módulo e Codificação da Motocicleta

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Primeiramente, o que é o Módulo de Injeção?

O módulo de injeção (ou ECU - Unidade de Controle Eletrônico), é um componente eletrônico que controla o processo de injeção de combustível e a ignição do motor. Ele recebe informações de vários sensores, como o sensor de oxigênio, sensor de temperatura do ar, sensor de posição do acelerador, entre outros, para calcular a quantidade ideal de combustível a ser injetada e o momento preciso de ignição para garantir a eficiência do motor em diferentes condições de operação, como temperatura, altitude, carga e velocidade.

Os sistemas atuais de injeção eletrônica das motocicletas vêm embarcados com uma tecnologia de módulos e sistemas de verificação de autenticidade, que visam aumentar a segurança da moto e diminuir as chances de falsificação de chaves. Para isso, as montadoras desenvolvem sistema de códigos e criptografias que verificam se os componentes eletrônicos do veículo são realmente os originais, assim nenhum intruso conseguirá enganar o sistema do módulo e fazer a moto ligar sem a intenção real do proprietário.

E qual a finalidade da codificação?

A codificação está relacionada à segurança do veículo. Muitas motocicletas modernas têm sistemas de segurança que exigem que a ECU esteja emparelhada ou codificada com outras partes do veículo, como a chave de ignição ou o painel de instrumentos. Isso impede que o veículo seja ligado por alguém que não tenha a chave correta ou um dispositivo de emparelhamento. A codificação normalmente é feita durante o processo de fabricação, mas também pode ser necessária em casos de substituição da ECU ou de outras partes do sistema de segurança.

Em resumo, o módulo de injeção controla o funcionamento do motor, enquanto a codificação garante a segurança do veículo, garantindo que apenas chaves autorizadas possam ligar o motor.

Como tudo isso funciona?

A tecnologia da codificação das peças funciona da seguinte forma: O módulo de injeção, responsável por todas as funções de processamento de dados do veículo, carrega uma chave codificada de verificação, esta chave que chamamos de CODE, tem que bater com o CODE do painel de instrumentos, da chave da moto, do miolo de ignição e dos imobilizadores, caso contrário a moto não irá ligar para evitar ações mal intencionadas.

Em algumas motos mais modernas a maioria das peças têm a codificação, por vezes o módulo de abs, o módulo de conforto, os BCM e até os alternadores estão vindo com codificação em alguns modelos mais tecnológicos. Apesar desses sistemas diminuírem e dificultarem os furtos de motocicletas, por um outro lado elas encarecem e dificultam muito a manutenção, necessitando de uma mão de obra especializada para realizar análises nos módulos elétricos, por vezes estas peças são construídas de forma que apenas as concessionárias autorizadas possam fazer as alterações e codificações, assim as montadoras conseguem cada vez mais monopolizar o espaço no mercado de reposição e manutenção das motos.

Um exemplo comum deste problema de encarecimento da mão de obra em peças codificadas são as chaves, ao perder as chaves codificadas da sua moto, você precisará fazer novamente o código, o que pode necessitar a remoção do módulo de injeção da motocicleta e em vários casos apenas a concessionária autorizada pode fazer essa codificação. Em situações ainda mais extremas, no caso de queima ou mal funcionamento do módulo de injeção, é necessária toda recodificação do módulo novo para fazê-lo funcionar na moto e ler o CODE das demais peças, um serviço que pode ficar caríssimo e levar dias para ser finalizado.

Tipos de Codificação da Motocicleta

Chave eletrônica (chave codificada): Muitas motocicletas modernas vêm equipadas com chaves eletrônicas que possuem um chip transponder embutido. Esse chip transmite um código único para a ECU quando a chave é inserida na ignição. Se o código não corresponder ao esperado pela ECU, o motor não será ligado, mesmo se a chave for girada na ignição. Isso dificulta a partida do motor sem a chave correta.

Emparelhamento com o painel de instrumentos: Em alguns modelos mais avançados, a ECU também pode estar emparelhada com o painel de instrumentos da motocicleta. Isso significa que o painel de instrumentos deve reconhecer a ECU específica antes que o motor possa ser ligado. Se a ECU for substituída, pode ser necessário reprogramá-la e emparelhá-la com o painel de instrumentos para garantir que o veículo funcione corretamente.

Procedimentos de aprendizagem: Em casos onde há a substituição de componentes do sistema de segurança, como a ECU, a chave ou o painel de instrumentos, pode ser necessário realizar procedimentos de aprendizagem ou programação para que os novos componentes sejam reconhecidos pelo sistema. Isso geralmente envolve seguir um conjunto específico de passos, muitas vezes utilizando ferramentas de diagnóstico especializadas, para sincronizar os diferentes componentes do sistema de segurança.

Códigos de segurança do fabricante: Os fabricantes de motocicletas geralmente têm códigos de segurança exclusivos que são necessários para realizar procedimentos de programação ou reprogramação da ECU ou de outras partes do sistema de segurança. Esses códigos são projetados para garantir que apenas técnicos autorizados tenham acesso aos sistemas eletrônicos do veículo.

Esses são apenas alguns exemplos de como a codificação é utilizada para proteger as motocicletas contra roubo e utilização não autorizada. Esses sistemas desempenham um papel importante na segurança dos veículos modernos, tornando-os mais difíceis de serem roubados ou utilizados por pessoas não autorizadas.


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