Tudo sobre customização de motocicleta
Todo mundo sabe que uma moto customizada chama muita atenção por onde passa. Além disso, deixa o dono entusiasmado, especialmente depois de equipar sua parceira de duas rodas com acessórios únicos que melhoram o desempenho e a tornam exclusiva.
A customização de motos está na moda, seja em modelos novos ou antigos, cada vez mais motociclistas estão personalizando suas motos. Depois de pronta, vem a pergunta: será que está dentro da lei? Seja uma cafe racer, scrambler ou supermoto, é importante saber que, independentemente do estilo e do ano da moto, o ideal para evitar problemas com a fiscalização, é manter um visual mais discreto, pois motos muito alteradas visualmente estão sujeitas a multa e apreensão.
Por isso que deve-se atentar às leis, pois é necessário segui-las, mesmo que a customização de motos não seja proibida. Por essa razão, hoje trazemos este blog com todas as informações necessárias sobre a customização de motocicletas.
Quais itens podem ou não ser customizados?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a customização de motos é uma prática legal, não havendo leis que a proíbam. Entretanto, algumas características específicas do projeto inicial de cada modelo não podem ser alteradas. O objetivo é simples: garantir a segurança mínima necessária para o motociclista.
Peças que podem ser personalizadas
Modificar motocicletas não é ilegal, pois não há leis que proíbam essa prática. No entanto, é importante lembrar que algumas características definidas pelo fabricante não podem ser alteradas para garantir a segurança mínima necessária para o motociclista.
Tanque de Combustível e Rodas
Tanto o tanque quanto as rodas podem ser personalizados, mas devem seguir algumas regras básicas. No caso do tanque, é fundamental que a modificação tenha aprovação do INMETRO, de acordo com as normas brasileiras de segurança. Quanto às rodas, elas devem manter o diâmetro externo dos pneus especificado pelo fabricante e não podem ultrapassar o diâmetro e a largura dos para-lamas.
Componentes do sistema de sinalização e iluminação
Os faróis, luzes de seta, lanterna, luz de freio, dentre outras, são passíveis de modificação no que diz respeito ao formato, mas é imprescindível que suas cores sejam mantidas.
Para-lamas e Velocímetro
Estes componentes não podem e nem devem ser retirados, entretanto, são passíveis de personalização, geralmente este tipo de mudança tem como objetivo mudar o estilo da motocicleta.
Pintura
Este é um tipo de personalização muito comum nas motocicletas. Porém, é necessário cautela. Pois, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não exige o registro dessa mudança no documento da motocicleta desde que a cor escolhida durante a customização seja aplicada em menos de 50% da motocicleta. Se durante a personalização for ultrapassado o valor especificado, ou seja, maior que 50%, é obrigatório o proprietário procurar o órgão para atualizar no documento a nova cor da motocicleta.
Guidão
Este componente é talvez junto com a pintura um dos itens mais customizados na motocicleta. Em geral, sua modificação é permitida, todavia, é necessária a confirmação prévia de que o modelo escolhido esteja de acordo com as normas de segurança do INMETRO.
Motor
O último item de nossa lista de itens passiveis de personalização, é sem sombra de dúvidas o componente vital para o funcionamento da motocicleta. Sua modificação é possível, todavia, exige autorização do órgão regulamentador, no caso o DETRAN.
Como afirmamos, este componente pode ser customizado, desde que cumpra os pré-requisitos do órgão e que o proprietário tenha em suas mãos uma autorização prévia. Para consegui-la, é necessário ir a uma unidade do DETRAN, pagar uma taxa e apresentar os documentos solicitados.
Peças que não podem ser modificadas
Até acessórios como escape esportivo, mini-espelhos, placa em suporte lateral, “rabeta” mais curta ou mesmo um guidão muito “radical” podem virar sinônimo de problemas com a lei durante uma blitz, por exemplo. Até porque, perante a lei, é uma alteração de característica original da moto.
Chassi
Este componente de foram alguma pode ser modificado, pois qualquer mudança em sua estrutura terá impacto no desempenho da motocicleta. Sem falar que é praticamente impossível conseguir um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) junto ao DENATRAN que legalize essa personalização.
Escapamento
Este é outro item que é estritamente proibido sua modificação, pois a descarga da motocicleta é um dos itens mais delicados do veículo, sem falar que a política de emissão de poluentes e ruídos do Brasil é mais severa que a de muitos países da Europa. Sabemos que sua modificação pode promover mais barulho, aumento do consumo, superaquecimento e até o travamento do motor.
Mas oque pode acontecer?
Para o customizador Teydi Deguchi, da Shibuya Garage, "tudo depende da interpretação do policial que verifica a moto. Até a falta do logotipo pode ser um problema e causar uma bronca, como já aconteceu comigo. Quando não se tem um documento específico, o ideal é fazer mudanças discretas, como os kits que fazemos, que mantêm os para-lamas (mesmo que mais curtos) e piscas de tamanho razoável."
Para customizações mais severas, é melhor obter um novo documento que registre as modificações. Segundo as normas do Detran, não é necessário um novo documento para mudanças leves que não alterem a estrutura, o motor ou os sistemas de segurança, como a troca do painel e das carenagens (desde que não pareçam com outro modelo). Mudanças mais significativas, como nos freios, suspensão e ciclística, requerem um novo documento.
Então de forma geral as modificações na moto são permitidas contanto que não sejam alterados a cor, estrutura dos chassis e dimensões deste e das rodas, suspensões e escapamentos (estes permitidos desde que respeitem a legislação).
Estilos de Costumizações
Customizar uma moto é um mundo vasto onde cada detalhe pode ser ajustado ao gosto do dono. Isso envolve modificar ou criar peças para tornar a moto única. Com tantas opções, é importante conhecer os estilos clássicos que marcaram a história da customização e como eles podem influenciar seus projetos. Se liguem nos estilos abaixo.
Bobber
O estilo Bobber surgiu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando soldados retornados buscavam motos mais leves e ágeis. Para isso, removiam peças desnecessárias, especialmente em modelos como a Harley Davidson WLA. As Bobbers têm como características principais:
- Para-lamas traseiro reduzido e remoção do para-lama dianteiro.
- Rodas do mesmo tamanho na frente e atrás.
- Assento pequeno e leve.
- Remoção de retrovisores, faróis e componentes cromados.
- Substituição dos freios e guidão por versões mais esportivas.
Café Racer
O Café Racer apareceu nas décadas de 1950 e 1960 em Londres, caracterizando-se por seu estilo esportivo, ideal para corridas rápidas entre cafés da cidade. Seus elementos típicos incluem:
- Pedaleiras recuadas e guidões curvados para baixo.
- Pequena carenagem e banco unitário.
- Ponteira megafone ou Dunstall.
- Carburador com filtro esportivo.
- Retrovisores nas pontas do guidão.
Chopper
Popularizado por filmes e pela cultura pop, como visto no super-herói Capitão América, o estilo Chopper é famoso por seu visual alongado e agressivo. Suas características principais são:
- Bancos grandes para piloto e garupa.
- Suspensões dianteiras alongadas e ângulo de direção avançado.
- Quadro sem amortecedor traseiro.
- Guidão "Ape" ou "Big Ape".
Brat Style
Criado pelo mecânico japonês Go Takamine em 1997, o Brat Style combina simplicidade e funcionalidade. É reconhecido por:
- Banco vintage rebaixado ou tipo selim.
- Para-lamas no estilo das Bobbers.
- Amortecedores traseiros.
- Guidão dirt-style ou mini-apes.
Scrambler
As Scramblers surgiram na Europa na década de 1920, adaptadas para terrenos irregulares. Tornaram-se mais leves e rápidas na década de 1950 e evoluíram para o motocross na década de 1960. Suas características incluem:
- Banco estreito e estofado de couro.
- Remoção de acessórios desnecessários.
- Componentes leves e tanques pequenos.
- Maior torque e escape elevado.
- Pneus off-road e rodas raiadas.
Flat Tracker
As Flat Trackers, populares nos Estados Unidos desde a década de 1920, se destacaram nas corridas em circuitos ovais de terra batida. Ganharam notoriedade especialmente na década de 1970. Seus elementos distintivos são:
- Guidão alto e largo para maior estabilidade.
- Rabeta estilo Duck Tail.
- Escape posicionado do lado oposto ao sentido das curvas.
- Pneus de 19 ou 18 polegadas.
- Banco fino e longo.
Considerações na Customização de Motos
Customizar uma moto não é apenas uma questão de estética, mas também de funcionalidade e segurança. Aqui estão alguns pontos essenciais a serem considerados:
Segurança e Legalidade: Certifique-se de que todas as modificações atendam às normas do Detran e tenham a certificação de qualidade do INMETRO.
Escolha dos Materiais: Utilize componentes de alta qualidade para garantir a durabilidade e segurança.
Equilíbrio e Desempenho: Cada modificação deve ser pensada para não comprometer o equilíbrio e o desempenho da moto.
Estilo Pessoal: Embora existam estilos clássicos, a customização permite a criação de um design único. Use a imaginação e crie algo que reflita sua personalidade.
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