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10 Erros que Podem Estragar a Motocicleta

Publicado em 16.07.2024 |
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10 erros que podem estragar a motocicleta

10 erros que estragam a motocicleta

A motocicleta é um dos meios de transporte mais populares entre os brasileiros. No entanto, muitos donos não cuidam dela adequadamente. Pequenos erros diários cometidos por diversos motociclistas podem danificar a moto, e geralmente os problemas surgem quando menos se espera. Portanto, realizar a manutenção dos componentes é essencial para garantir a longevidade da moto.

Você sabe quais são os erros mais comuns que podem prejudicar a mecânica e o funcionamento? Fique atento a algumas dicas importantes para evitar danos à sua moto e para que você pilote com segurança. Confira abaixo.


1 – Maus hábitos do piloto

- Pilotar com a mão sobre a embreagem e erros na direção

Vários motociclistas têm o hábito de pilotar com a mão sobre a embreagem durante todo o trajeto ou de trocar a marcha na hora errada. Isso aumenta muito o desgaste da embreagem e pode fazer com que você precise trocá-la antes do esperado. É importante saber usá-la de acordo com o funcionamento do motor e deixá-la livre quando não precisar trocar a marcha, inclusive trocar a marcha na hora errada também é um erro que não deve ser cometido, pois traz muitos riscos para o motor da motocicleta, seja em rotação alta (quando se “estica” demais a marcha) quanto em rotações baixas (quando avança a marcha antes do que é necessário).

Em ambos os casos, isso pode acontecer por conta dos vícios de direção ou pela inexperiência do piloto. De qualquer maneira, fique atento para não cometê-los!

Lembre-se: quanto menos você usar a embreagem, mais ela vai durar!


2 – Andar com pneus vazios e descalibrados

Andar com pneus vazios pode ser ainda mais prejudicial para a motocicleta do que para os carros, pois quando ficam murchos, eles podem furar com muito mais facilidade. E andar com eles descalibrados também traz uma série de consequências negativas, como problemas de segurança, aumento no consumo de combustível e ainda danifica a roda da moto.


Então, faça sua parte, verifique se os pneus estão cheios e calibrados toda semana e respeite as recomendações do fabricante. Além disso, por conta de buracos que podem aparecer na estrada, a carcaça do pneu pode ficar muito prejudicada, fazendo com que seja necessário adquirir um novo por conta de um simples descuido. Portanto, sempre faça a calibragem e evite dor de cabeça.


3 – Falta de atenção ao óleo

Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto. Outro erro também que acaba com a motocicleta é não dar atenção ao óleo que se usa, e isso pode acontecer de várias formas, seja ignorando o intervalo de troca do óleo, usando um óleo errado ou, até mesmo, desrespeitando o nível do fluido.


O problema é que o óleo da moto, além de lubrificar o motor, também ajuda a controlar a temperatura, então quando o produto não atende as especificações ou está em falta, o motor da motocicleta sofre muito mais com o superaquecimento. Então faça sua parte! Verifique sempre o nível do óleo e utilize sempre o recomendado.


4 – Combustível ruim

Como falei anteriormente, utilizar um combustível de má qualidade, infelizmente, é um problema que ainda acontece, e, muitas vezes, nem é por culpa do piloto. Acontece que, por conta das altas nos preços dos combustíveis, muita gente opta em abastecer em postos com o menor custo. Porém, isso pode gerar algumas complicações para a moto quando o combustível usado não é de qualidade.


Existem algumas maneiras de identificar se o combustível utilizado foi adulterado. Normalmente, motos com carburador já acusam de imediato. Elas começam a falhar, perdem o desempenho e, em alguns casos, deixam até de funcionar. No caso das que têm injeção eletrônica, o sistema pode minimizar o problema, mas ainda assim a moto sofrerá com uma queda de desempenho, dificuldade de partida e um consumo maior do combustível.


A dica que fica é sempre abastecer em postos de confiança e utilizar o Boost and Clean no momento da revisão ou quando houver a suspeita de combustível de baixa qualidade para promover a limpeza do sistema de injeção.


5 – Carregar peso em excesso

Os amortecedores são produzidos para suportar um peso específico. Dessa forma, não é indicado forçar sua motocicleta com muito peso de bagagem. Se precisar levar uma carga muito grande faça várias viagens e evite transtornos e gastos futuros.


6 – Deixar de verificar os freios

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não se lembram de verificar os freios da motocicleta. Nunca espere eles darem sinais de defeito para trocá-los. Além de perigoso, ignorar os freios pode custar caro e prejudicar a moto.


7 – Não conferir as velas

As velas precisam ser substituídas a cada 5 mil quilômetros, mas elas costumam ficar bem esquecidas pelos donos de motocicletas. Fique atento para mantê-las novas e garantir o bom funcionamento do motor.


8 – Descuido com a suspensão

O sistema de suspensão é fundamental para o conforto e, principalmente, para a segurança do piloto, só que algumas pessoas não respeitam a vida útil do fluido de suspensão e outras ignoram totalmente a manutenção preventiva. Então, se você não quiser cometer um dos maiores erros com a sua moto, mantenha a revisão em dia e preste atenção aos sinais de desgaste da suspensão.


9 – Esquecer a manutenção das correntes

O cuidado com a corrente é de grande importância para manter a transmissão com bom funcionamento — a boa manutenção desta peça consiste em mantê-la limpa e aplicar um lubrificante de qualidade. É importante também verificar uma possível folga, principalmente em caso de troca da roda traseira. Evitar que a corrente fique “folgada” ou esticada demais é muito importante, ela deve estar sempre na tensão certa para não desgastar a coroa e o pinhão (que junto com a corrente completam o conjunto).


Por fim, no manual da motocicleta deve constar com qual frequência é necessário lubrificar a corrente, porém, fatores como clima, uso constante e local em que a moto fica guardada podem influenciar na necessidade de troca.


10 – Limpeza incorreta ou falta de limpeza

Já que tocamos no assunto antes, você sabia que a uma limpeza incorreta pode ser um dos maiores erros e acabar com a sua moto?


Assim como acontece com a corrente, alguns componentes precisam ser limpos para garantir sua eficiência. Os cabos, por exemplo, estão em sistemas como aceleração e embreagem, por isso, precisam de cuidados. Recomenda-se fazer a lubrificação dos cabos a cada 10 mil km, ou conforme o manual do proprietário indicar. 


Outro problema relacionado à limpeza é o uso de lavadoras de alta pressão que jogam água sobre componentes que se danificam pela força da água. Então, evite usá-las, opte por panos e baldes. Sua moto e o planeta agradecem!


A intenção deste blog é alertar para os perigos que maus hábitos podem trazer. Respeite as recomendações do manual do proprietário, siga o plano de manutenção e preste atenção aos detalhes da condução. Não cometa esses erros com a sua moto e garanta que ela dure por muitos anos.

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